4.9.13

Obrigado por fumar. (Qualquer semelhança,é puramente realidade.)


De nada. 
Aliás, eu que agradeço. Sério! Por rir da minha cara, enquanto meu pulmão se enche de substâncias químicas e por me fazer investir quase todo meu salário na indústria tabagista. Claro, foi escolha minha. Mas bem que vocês podiam inventar um que não me matasse tanto (e a humanidade). Aliás, eu deveria estar pagando as minhas contas com esse investimento tão grande-mensal-semanal. Mas quer saber? Tenho os melhores 20 amigos que alguém (desiludido) pode ter. E paralelo a isso, o poder de escolha. Por isso, é free. Aprendi com Nick Naylor. ;) Cujo cargo na indústria tabagista, ultrapassa o de mero funcionário. Então ele é um pássaro? Um advogado? Um avião? Nããaoo. É um lobista! E palmas pra você que também não sabe o que é (e nem queira conhecer um!) porque lobista é o que faz de tudo pra te convencer de algo. Bem que eu sempre liguei a palavra lobby à ideia de lavagem cerebral, só que vem agora como eufemismo. É uma pessoa tipo o Chaves, que sem querer-querendo, te convence com os argumentos de mais baixo alto escalão. É tipo o Rocky Balboa também, que sempre usa golpes baixos para te pegar de jeito. É apertar, sem abraçar. Morder e depois assoprar. Antagonismo, minha gente, seu nome é "Obrigado por fumar". Polêmico, satírico até mandar parar. Ri da sua cara enquanto você assiste e fuma ( sendo você  fumante ou não.Se prepara!). O maior bullying de todos os tempos, em forma de filme. E o que é melhor, ultra mega ge-ni-al. Daqueles que incomoda quem fuma e quem não fuma. E dai? Pra quê ver, se incomoda? Porque faz pensar. E sim, lá vem eu com aquela história de novo de pensamento, blá blá e mimimi. Com ar de  lobista -hipster  vendedora querendo oferecer pensamento e uma sociedade melhor.♥ Cujo um dos slogans seria: " Mais pensamento (e amor), por favor? Só 1 real!" ;)
Difícil escrever sobre esse bendito filme maldito e não querer fumar. Por isso vou ali, enquanto brotam do teclado e fumaça, as famosas razões.Com pitadinha de Spoiler, como sempre. Porém, o ministério dos blogs adverte: Só leia, se ainda não te convenci ;) (mas seeiii que você sempre vem aqui primeiro, antes de ler o texto todo, ráa! Bola de cristal-mode on):

: Sabe quando falei da propaganda que diz: sexo é vida? Nesse filme não se aplica. A menos que você  saiba virar fênix e ressurgir das cinzas, caso ele acabe com a sua.
: Ou você pára de fumar ou você começa. Não é lá a razão mais plausível, mas sejamos realistas.
: Não é de todo mal, ser um lobista. Você pode ganhar dinheiro com isso. Conheço muita gente que já é e nem ganha dinheiro ainda.
: Nick Naylor é a melhor pessoa pra te ensinar, no mínimo sobre negociação. Ou argumentação.Ou literalmente vestir a camisa e defender com unhas,pulmão e dentes,sua empresa. Ou sofrer bullying e ser a pessoa que todo mundo quer matar e sair quase ileso de tudo.
: Nunca, nunca caia na lábia de jornalistas/ repórteres. Por mais tentador que ele(a) possa parecer. 
: Você pode ver seus amigos como concorrentes, mas nunca os entregue. Ainda mais, se forem poderosos.
: Acho que deveríamos parar de subestimar crianças.

Ficha técnica:
*Quantosanoscechama? Estados Unidos, 2006.
*De quem é o olhar? Jason Reitman
*Quem faz parte?Aaron Eckhart, Maria Bello,Cameron Bright, Robert Duvall, Sam Elliott, Katie Holmes